Você está em:
Home
Paraty
Voltar
  •  

    Em Paraty as inspirações vêm de todos os lados. A cidade é uma curadoria de artesanato, música, arte e cultura, além de ser um paraíso natural. A vida que nela pulsa nos interessa, e não é de hoje. Desde 2019, Paraty é Património Mundial da Humanidade pela sua cultura e biodiversidade. O reconhecimento veio da Unesco, que já havia integrado a cidade à sua Rede de Cidades Criativas, na categoria gastronomia.

    A FLORITA soma forças com talentosos artesãos da cidade, como o grupo de bordadeiras Mãos Caiçaras, e com produtores locais. Essa dimensão humana da cidade, que tem um pé na história e outro no mar, é fascinante. Sua famosa aguardente é herança dos engenhos de cana-de-açúcar, mas a literatura é que enche as ruas com uma das feiras literárias mais importantes do mundo, a Flip.

     

  •  

    A cultura local é fruto da mistura peculiar resultante do intercâmbio das tradições e conhecimentos indígena, africana e caiçara ao longo dos tempos, que elaboraram em Paraty um caldo único. A cidade apresenta exemplos de povos originários que usam até hoje o solo e o mar de forma sustentável, como as práticas de pesca e bordado que movimentam a economia da cidade.

    Com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa bem conservada, Paraty forma a segunda maior remanescente florestal do bioma Mata Atlântica e seu centro histórico é cercado por quatro áreas de conservação ambiental. O cultivo do palmito juçara é um bom exemplo de ação ambiental responsável da cidade, sua colheita é feita com manejo sustentável da palmeira típica da Mata Atlântica. A produção local da polpa de juçara, considerada "prima do açaí", segue uma longa tradição em Paraty: acontece muitas vezes de forma artesanal em um espaço anexo às cozinhas das casas dos moradores. Os frutos da planta são extraídos sempre respeitando o período da safra, que vai de março a junho. 

    Em Paraty eles encontram um litoral tropical de tirar o fôlego. Cachoeiras como a Codós são achados nas matas da Costa Verde, um perfeito refúgio para se reenergizar. Tudo a ver com a filosofia slow-living que nós, da FLORITA, escolhemos viver.

     

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp